IoT – Entendendo a Internet das Coisas!

IoT-internet-das-coisas

Nos últimos anos, estamos presenciando uma verdadeira revolução tecnológica em nossas vidas. Vivemos cada vez mais interconectados, e isso nos torna cada vez mais consciente dos produtos e serviços que consumimos. Essa revolução tecnológica foi acompanhada de uma verdadeira revolução industrial, chamada de indústria 4.0. E para que essa revolução pudesse ocorrer, ela contou com ferramentas imprescindíveis, dentre elas a IoT, conhecida como Internet das Coisas.

O que a IoT?

IoT é a sigla de Internet of Things, que traduzido para o português significa, Internet das Coisas. Esse é um dos assuntos que vem ganhando cada vez mais destaque por ser uma das ferramentas de suporte mais importantes à indústria 4.0. Em linhas gerais, a Internet das Coisas, é a maneira como alguns objetos físicos, usados em uma linha de produção se conectam entre si e também com a pessoa que o opera. Essa conexão se dá através de sensores inteligentes e softwares que tem a capacidade de transmitir dados para uma rede. Desse modo, o sistema torna-se um grande organismo vivo, onde há trocas de informações entre os mais variados pontos. Como resultado, cria-se um planeta mais inteligente, e também responsivo.

Como o IoT pode revolucionar o mercado?

IOT - Saiba o que isso significa

Muitas pessoas, apesar do crescimento tecnológico, não sabem ao certo onde é aplicado a internet das coisas, e como efetivamente ela faz parte da nossa vida. Assim sendo, podemos dizer que a Internet das Coisas abre uma gama de inúmeras oportunidades e conexões. Como exemplo podemos citar os sensores inteligentes, fones de ouvido para monitoramento, isso sem falar da realidade aumentada. Através dessa interconexão é possível identificar problemas em uma linha de produção de forma mais efetiva e segura. Assim sendo, perde-se menos tempo com manutenção de máquinas, ou até mesmo com paradas na produção. Um dos fatores que está contribuindo para que os objetos se conectem através dessa ferramenta é o Cloud Computing. A programação em nuvens, possibilita uma maior interligação entre objetos.

O que é o Cloud Computing?

O Cloud Computing ou computação em nuvens é usado para armazenar dados sem que para isso seja necessário um hardware. Isso possibilita o armazenamento de uma quantidade bem maior de dados. E também, colabora para que mais equipamentos possam se interligar entre si. Afinal, como tudo é armazenado em nuvens, as interligações se tornam mais fáceis, e automaticamente mais precisas. Dessa maneira, dois objetos não precisam necessariamente estar no mesmo ambiente físico para se conectar. E isso é o que torna o sistema cada vez mais eficiente, interessante e inteligente.

A Internet das coisas e a segurança digital

iot-internet das coisas

Através da computação em nuvens, a segurança digital, no que diz respeito à invasão cibernética também é maior. E isso proporciona mais facilidade para a internet das coisas se desenvolver e se intensificar. No entanto, essa inteligência artificial causa um certo espanto nas pessoas. Pois, afinal, as coisas passam a ganhar, digamos, vida própria, tendo o seu próprio sistema inteligente, realizando atividades que sequer imaginávamos há poucos anos atrás. Diante disso é extremamente importante que as empresas da atualidade saibam da necessidade de se usar a tecnologia para ganhar competitividade no mercado. Nossa empresa, possui um sistema de gestão energética que além de reduzir o custo de energia, através dos índices elétricos, conta também com os índices de produção, que conseguem medir a eficiência da produção geral, não só do consumo de energia. Isso quer dizer que através da medição do consumo de energia podemos descobrir outros problemas que até o momento eram desconhecidos. É a tecnologia cada vez mais perto de você. Entre em contato conosco e descubra esse novo mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar no Whatsapp
Posso ajudá-lo?
Powered by