Entendendo a TPM – Manutenção Produtiva Total!

tpm

A Manutenção Produtiva Total é um método de trabalho cuja finalidade é identificar os desperdícios em uma linha de produção. Desse modo, ela objetiva maximizar o uso de recursos financeiros bem como a qualidade dos produtos.

A sigla TPM deriva do termo em inglês Total Productive Maintenance, sendo ele usado bastante em empresas bem sucedidas norte americanas.

O surgimento do conceito remete ao final da segunda guerra mundial, mas foi a partir da década de 70 que ele passou a ganhar um formato mais consistente, sendo introduzido nas companhias japonesas.

No decorrer dos anos, o processo passou por uma série de transformações. Os procedimentos, desse modo, foram se tornando mais abrangentes, sendo usado inclusive em estudos de problemas de máquinas, processos e pessoas.

Principais pilares da Manutenção Produtiva Total

tmp

Para que a TPM fosse organizada de maneira sistêmica, foram criados oito pilares sobre os quais repousam o conceito, sendo eles:

Pilar 1 – Manutenção Autônoma

O primeiro pilar consiste na naturalidade e eficiência que um processo de manutenção produtiva precisa possuir. Para isso, é essencial que os funcionários estejam bem preparados e treinados para desempenhar as suas funções.

Afinal, caso isso não aconteça poderá ocorrer situações que atrapalhem o desempenho do fluxo produtivo.

Pilar 2 – Manutenção Planejada

O planejamento é de suma importância para a Manutenção Produtiva Total. Desse modo, para que o sistema funcione de forma eficiente é preciso um cronograma de manutenções preventivas e preditivas, antecipando-se assim à diversos problemas.

Pilar 3 – Manutenção da qualidade

Controlar a qualidade das mais variadas ferramentas de trabalho é também um dos fatores chaves para melhorar a produção, reduzindo erros e desperdícios.

Assim sendo, é imprescindível que seja feita a inspeção e avaliação de todo sistema para identificar os seus comportamentos.

Pilar 4 – Avaliação das melhorias

É comum que mesmo planejando muito bem os processos, surjam problemas corriqueiros e situações conflitantes na produção. Por isso é importante estar atento para buscar sempre possíveis soluções e adequações visando a melhoria contínua.

Pilar 5 – Criação do controle inicial

Esse pilar consiste em todos os fatores relacionados a um novo processo que se pretende implantar dentro de um negócio. Ele tem como base, portanto, uma análise minuciosa em todos os fatores necessários para o desenvolvimento de um novo produto.

Pilar 6 – Treinamento e capacitação

Esse pilar diz respeito à capacitação necessária que cada colaborador precisa ter para ajudar o empreendimento a ter êxito em um projeto. Ainda mais dentro de um contexto onde a tecnologia torna um processo obsoleto muito rapidamente.

Pilar 7 – Segurança e meio ambiente

O sétimo pilar representa a prevenção de acidentes como base da manutenção produtiva total. Afinal, as perdas humanas e os acidentes de trabalho representam um alto custo para a empresa em questão.

Além disso, desenvolver processos cujos danos ao meio ambiente sejam menores também é uma das bases desse sétimo pilar.

Pilar 8 – Áreas administrativas

Para finalizar, o oitavo pilar diz respeito aos setores administrativos que precisam trabalhar em conjunto com os demais departamentos da empresa. Em virtude disso, a manutenção produtiva total deve fornecer as informações adequadas ao serviços prestados por todos os departamentos.

Conforme pudemos observar a Manutenção Produtiva Total colabora para a maximização da produtividade, garantindo o máximo envolvimento de todos os funcionários. É preciso salientar, que uma das bases da TPM é o acompanhamento da gestão energética da empresa.

Dessa maneira, nossa empresa possui um sistema que além de reduzir custos usando os índices elétricos e de produção, conseguimos também medir a eficiência da produção como um todo. Com isso, através da medição do consumo de energia conseguimos descobrir problemas até então desconhecidos pela empresa.

Entre em contato conosco para saber um pouco mais sobre o nosso sistema. Teremos um enorme prazer em atendê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar no Whatsapp
Posso ajudá-lo?