Cuidados com equipamentos eletrônicos de painel na indústria!

manutenção-placa-eletronica
Os equipamentos eletrônicos vêm ganhando cada vez mais espaço dentro das indústrias. E também, não é para menos, afinal, a quarta revolução industrial trouxe consigo uma infinidade de novos equipamentos. Todavia, junto com eles veio também uma necessidade cada vez maior, dos operadores de máquinas adotarem medidas de cuidado com os equipamentos eletrônicos. Principalmente com aqueles que possuem painel.

O que são os equipamentos eletrônicos com painel?

Os equipamentos eletrônicos com painel, são todos os maquinários e dispositivos móveis usados dentro de uma indústria. Eles estão por toda parte, desde o smartphone usado nos departamentos administrativos, até os modernos maquinários de uma linha de produção. Manuseá-los nem sempre é simples, e inúmeras vezes exige um grande preparo bem como treinamento por parte do operador. Afinal, um defeito em um painel pode simplesmente travar toda a linha produtiva. E isso significa perda de produtividade por um determinado período de tempo, acarretando assim em um desajuste no custo da empresa. Por essa razão, é fundamental que os painéis sejam revisados, e passem periodicamente por uma manutenção preventiva, para evitar problemas.

Principais Causas de queima de placas eletrônicas na indústria.

placa eletronica queimada
1- Alta temperatura ambiente: Esta é uma das causas mais recorrentes de queima de placas, geralmente alocadas dentro de painéis e ou gabinetes onde a ventilação é insuficiente, faz com que a placa tenha um regime de trabalho fora dos padrões e venha a causar falhas. Para se evitar este tipo de falar, é necessário um planejamento de alocação desta placa, limpeza periódica de entradas e saídas de ar deste painel (caso tenha), verificação e limpezas preventivas em possíveis pontos de ventilação forçada. 2- Poeiras ferrosas (limalhas de ferro, cavaco, etc… melhorar) : Este item é bastante recorrente também, os fabricantes de máquinas nem sempre tem a preocupação de proteger o ambiente onde ficam alocadas as placas eletrônicas da máquina, em ambientes metalúrgicos é comum que haja partículas ferrosas no ar, estas podem vir a impregnar placas eletrônicas causando curto circuitos e ou mau funcionamento das placas. Para se evitar esse tipo de falha, é necessário vedar o local de alocação desta placa, colocar filtros em pontos com ventilação forçada e manter a higiene do local. 4- Umidade: Manter equipamentos eletrônico próximo a ambientes com umidade, pode ser muito grave e causar sérios problemas com o equipamento. 3- ruídos de rede (ripples, harmônicos): Os harmônicos da rede são as principais responsáveis pelas paradas de máquinas que contém processadores, pois estes harmônicos acabam atingindo a alimentação do controle e com isso acaba causando reset de forma intermitente e muitas vezes o equipamento não consegue iniciar o processo, outra causa bastante recorrente é a de queima de fontes chaveadas. 4- Alto nível de vibração: Neste caso as vibrações acabam gerando consequências físicas às placas como por exemplo, mau contato em conectores e soquetes, rachaduras em placas de circuito impresso (PCI) e solda fria, em alguns casos, ocorrem queimas de componentes.

Quais cuidados é necessário ter com esses equipamentos?

Quais cuidados é necessário ter com esses equipamentos
Um dos maiores cuidados que se precisa ter com um equipamento que possui painel está na limpeza. Pois, é importante entender que por trás do painel existe sempre um processador e uma placa mãe. Essas peças possuem uma enorme sensibilidade, e em contato com água ou até mesmo algum produto de limpeza podem simplesmente parar de funcionar. O conserto desse determinado tipo de equipamento pode ser bastante custoso. Por essa razão, além da manutenção preventiva necessária é fundamental que a limpeza seja realizada por especialistas. Isso irá garantir que o equipamento não sofrerá nenhum tipo de dano, mantendo-se em perfeito estado. Também é fundamental, avaliar constantemente a qualidade da energia elétrica do estabelecimento. Pois, quedas constantes de energia podem provocar disfunções no equipamento, fazendo-o apresentar problemas constantemente.

O aumento da tecnologia dentro da indústria

Como é possível notar, nos últimos anos a tecnologia invadiu as indústrias. A Internet das coisas e o Big Data trouxeram uma nova realidade para as empresas, que estão vendo uma verdadeira mudança na linha de produção. Muitas atividades que até então eram realizadas de maneira manual, estão sendo automatizadas. Ou seja, é o homem sendo substituído pelo robô. Esse avanço está garantindo mais competitividade e menor custo para os estabelecimentos. Mas também, por outro lado, a possibilidade de uma falha em algum ponto da produção pode comprometer o sistema produtivo como um todo. E nesse caso, o prejuízo pode ser ainda maior.

Mantenha sempre os equipamentos revisados

Fazer a limpeza correta e manter sempre os equipamentos revisados ajuda a alongar a vida útil dos mesmos, além de garantir que a produção não sofrerá pausas desnecessárias e comprometedoras. Também é fundamental realizar periodicamente uma análise de todo o sistema elétrico do estabelecimento. Avaliando, dessa forma, a eficiência da produção de modo geral, bem como do consumo de energia elétrica. Nossa empresa possui um sistema de gestão energética capaz de reduzir o custo de energia usando índices elétricos juntamente com índices de produção. Com isso conseguimos aumentar a eficiência da produção geral. Através desse sistema, somos capazes de descobrir problemas muito além do consumo de energia. Problemas estes que até o momento eram desconhecidos pela empresa. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar no Whatsapp
Posso ajudá-lo?
Powered by