Automação Industrial | Entenda a sua importância!

Automação Industrial | Entenda a sua importância!

Automação Industrial | Entenda a sua importância!

Vantagem competitiva. Essas duas palavras definem com extrema precisão a automação industrial. Afinal, ao tornar um processo automático há uma diminuição de custos e um aumento da produção.Quando falamos em diminuição de custos com aumento da produção entendemos que consequentemente a empresa conseguirá aumentar a sua lucratividade. E num mundo cada vez mais globalizado isso é fundamental até mesmo para a sobrevivência da empresa.Se há alguns anos atrás falar em automação industrial era falar em diferencial, hoje essa realidade mudou. Quando falamos de automação industrial, estamos falando da necessidade da empresa se manter no mercado.

O que é a automação industrial?

Industria 4.0 | o que é automação industrial

Em linhas gerais, automação industrial é transferir uma série de tarefas que até então eram realizadas manualmente para máquinas inteligentes. Isso quer dizer que os erros e custos serão completamente minimizados.O processo de automação industrial não é novo. Desde a primeira revolução industrial as máquinas foram aos poucos substituindo algumas atividades humanas. Contudo, com o avanço tecnológico esse conceito expandiu-se substancialmente.Essa expansão ocorreu principalmente depois que o conceito de indústria 4.0 passou a ser mais difundido. E isso não quer dizer que o emprego poderá entrar em extinção. Muito pelo contrário.O que está acontecendo é uma mudança no trabalho. Atividades monótonas, repetitivas e extremamente perigosas estão sendo substituídas por máquinas. E essas máquinas irão precisar ser operadas por seres humanos.É importante conseguir enxergar essa mudança. E isso gera inclusive uma maior exigência no que diz respeito à busca por qualificação. Sendo assim, o nível de escolaridade técnica também precisará sofrer uma completa transformação nos anos vindouros.

Entendendo algumas questões técnicas

Industria 4.0 | Entendendo algumas questões técnicas

A automação industrial é basicamente dividida em duas partes: a parte de controle e a parte operacional. Sendo que essa última é um conjunto de elementos que faz com que a máquina se mova e execute a tarefa desejada.Podemos dizer, que os dispositivos de acionamento e pré-acionamento como motores, válvulas, cilindros, entre outros estão enquadrados na parte operacional da automação industrial.Já a parte de controle é a responsável pela programação dessas ações. Em outras palavras, é o cérebro do sistema de automação. E para ser aplicada, muitas vezes é necessário o auxílio de um Controlador Lógico Programável.Podemos dizer que uma parte não é nada sem a outra. Dessa forma, é preciso que o conjunto entre as duas partes esteja realmente muito bem alinhado para que a automação industrial realmente funcione como um todo.

Os benefícios da automação industrial

Industria 4.0 | Os benefícios da automação industrial

A automação industrial traz diversos benefícios para uma indústria. E é justamente por isso que esse conceito cresceu e continua crescendo no decorrer dos anos. Dentre os principais benefícios podemos citar a eficiência na linha de produção. Afinal, com o processo automatizado, o tempo de produção é acelerado. Assim sendo, um produto que antes demorava 5 minutos para ser produzido, agora passou a ser produzido em 1.Fora isso, as máquinas não possuem o desgaste físico do ser humano, o que faz a produção não perder a constância. Logo é possível manter a produção trabalhando 24 horas por dia, o que garante um ganho de produtividade ainda maior.Por meio da automação, também é possível diminuir os estoques. Pois como a linha pode ser toda programada, a produção puxada se torna muito mais fácil de ser implementada do que antes.Um outro benefício que o processo de automação industrial proporciona é a segurança dos trabalhadores. Pois, em uma linha de produção onde os trabalhos repetitivos são manuais há um risco muito maior de acidente de trabalho.Já com a automação industrial e normas reguladoras rigorosas, esses acidentes de trabalho caíram pela metade. Afinal, o trabalho passou a ser mais intelectual do que braçal, o que garante menos exposição ao risco.

A automação industrial proporciona maior qualidade

A automação Industrial proporciona maior qualidade

Além de tudo o que já falamos, a automação industrial também colabora para uma maior qualidade do produto final. Pois, evita-se o erro humano. Um robô programado para fazer exatamente a mesma coisa assim o fará.Isso faz com que os produtos saiam da linha de produção exatamente do mesmo modo, sem que haja diferença entre um e outro. Isso proporciona um ganho incalculável com retrabalho e análises de qualidade.Há quem diga inclusive que o avanço da automação industrial pode extinguir os departamentos de controle de qualidade da empresa. Pois, um processo completamente automatizado não possui nenhuma possibilidade de mudança no aspecto dos produtos.Claro que ainda estamos um pouco distantes de uma realidade dessas. Para isso a indústria 4.0 precisará avançar bastante no que diz respeito à implantação da robótica e da internet das coisas em uma linha de produção.Mas a verdade incontestável é que o pontapé inicial já foi dado há alguns anos. E a tendência futura é que os processos industriais serão cada vez mais robotizados, o que irá gerar mais ganho de produção e qualidade.

Implantando a automação industrial

Apesar do conceito não ser tão recente, no Brasil grande parte das indústrias ainda opera de forma bastante manual. Isso colabora tanto para o aumento do custo de seus produtos quanto para os acidentes de trabalho.Esse é inclusive um dos problemas agravantes que faz com que os nossos produtos tenham menos competitividade no exterior. Mas, as empresas brasileiras que estão se atentando para isso estão dando um passo à frente das demais.Contudo, para que seja implantado um processo de automação industrial é necessário um verdadeiro estudo dentro da empresa. É preciso fazer um levantamento dos equipamentos que podem ser substituídos bem como dos impactos gerados por meio dessa implantação.Sendo assim, é preciso contar com uma empresa altamente experiente no setor que consiga gradualmente melhorar todo o processo produtivo. E é aí que podemos ajudar o seu negócio fazer a diferença.Nosso sistema proporciona uma ampla possibilidade de redução de custos por meio de índices elétricos de produção. Através desses índices conseguimos medir a eficiência de toda linha produtiva, identificando os problemas que precisam ser corrigidos.Catalogamos todos os pormenores para então definir estratégias de implantação da automação industrial na sua indústria. Quer saber mais? Entre em contato conosco. Teremos um enorme prazer em atendê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar no Whatsapp
Posso ajudá-lo?